Blog

Blog

Wednesday, October 20, 2010

Apresentacao e Romerio.

Neste espaco quero postar meus textos sem a preocupacao de ser perfeita, pois nao tenho a intencao de ser um grande nome literario (hehehe), mas de me expresser e de exercitar o meu hobby. Textos de outros autores e traducoes tambem farao parte deste blog. Voce encontrara textos em portugues e em ingles, geralmente traduzidos.

Visitantes sintam-se livres para deichar seus comentarios e os pequenos textos que te inspiram.

Este blog esta oficialmente aberto!

“Retrato

Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios,
nem o lábio amargo.

Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração
que nem se mostra.

Eu não dei por esta mudança,
tão simples, tão certa, tão fácil:
- Em que espelho ficou perdida a minha face?”

Cecília Meireles

Romerio…

Romerio eh o nome do meu primeiro personagem. Idoso, calado, olhar caido, sempre ocupado com os seus pensamentos . Um homem profundo, com muitas aventuras, vergonhas e verdades. A tematica do fugacidade do tempo e da vida eh o que mais me inspira a respeito deste personagem. Ele foi casado e hoje eh viuvo. Pai de um filho e avo de um garotinho de cinco anos. Romerio nasceu no interior do Espirito Santo e mudou para o Parana. Fugido, ainda menino, saiu de casa e encontrou um quase lar em uma familia na cidade de Nova Esperanca, PR. O nome da cidade eh quase que uma ironia, porque de nova esperanca mesmo… ele demorou, isso se a encontrou la no final da vida; e esperanca no final da vida… nao eh tarefa facil.

Quando penso no Romerio me lembro do texto de Luigi Pirandello, autor italiano, “Seis Personagens em Busca de um Autor” no qual eles (os personagens) buscam sem descanco um escritor para relatar sua historia. Ja faz muitos anos que este personagem –Romerio- vive em minha mente. Sua historia nunca foi verdadeiramente relatada porque tive medo. Tive medo de escrever e nao gostar do resultado, medo de nao narrar com expressividade e qualidade linguistica. Medo de fracassar, justamente por amar tanto a arte da escrita. Bem…depois de me deparar com a possibilidade da morte, decidi que esse “negocio” de medo nao eh coisa para sonhador e ativista. Gosto de acreditar que sou sonhadora, mas nao daquele tipo que se debrussa na janela, olha as estrelas e faz um desejo…sonha… Nao! Gosto de acreditar que sou o tipo de sonhadora que tem “formigas nas calcas” que nao para quieta e como todo brasileiro que se prese use do seu jeitinho para alcancar as suas metas. Afinal, nao vim parar no outro lado do oceano por acaso…acaso nao se casa com a minha causa. (rsrsrs)

Estou morando nos Estados Unidos porque aqui encontrei uma maneira de realizar os meus sonhos, e um antigo sonho eh narrar a historia do Romerio. Vou faze-lo sem cobrancas (nao me cobrem acentos…aqui nao tenho um teclado portugues), no decorrer da historia vou encontrar o meu estilo e vou fazer quantas pausas forem necessarias.

Tenho outra personagem que mora no cantinho da minha mente, ela eh timida… aparece de vagarinho e mistura as linguas. (Desde que me casei com um Americano palavras em ingles roubam o lugar das portuguesas, insistem em se apresentar mais perfeitas e economicas).

A medida que desenvolver estes dois personagens e suas historias venho aqui e divido com voces.

Obs. Nao acredito que personagens sejam seres praticamente reais que se apresentam de alguma maneira quase que espiritualista ao escritor, mas os vejo como uma expressao de criatividade, imaginacao e fantasia.

Luciane Hawkins

1 comments:

Leilinha.... said...

Eu to aqui para prestigiar, este novo cantinho.
Eu tb invento historias, personagens, poemas,...gosto muito de escrever, mas ainda nao me dediquei pra isso..
bjs

Post a Comment

Love

Love

Me

Me